Documentários
(em ordem cronólogica)

Electric Malady (Reino Unido, 2022)
1h24min

A artista e cineasta Marie Lidén convida o público para o mundo isolado de William, um jovem que passou uma década relutantemente se afastando da vida moderna. Ex-estudante de mestrado e aspirante a músico, sua reação adversa à radiação elétrica de nossa era digital interconectada o levou a uma cabana remota no deserto sueco, onde ele se isolou da maioria das formas de tecnologia. Mas como você fica fora do sistema quando o sistema agora está em toda parte? Escondido em um quarto envolto em papel alumínio, sob camadas de tecido forrado de cobre, William fala abertamente com Lidén sobre sofrer de uma condição conhecida como eletrossensibilidade. Filmado parcialmente com uma câmera Bolex de manivela, o que surge é um retrato lírico e empático de solidão e isolamento - e os esforços de uma família amorosa para salvar a vida de seu filho.

War-Gaming for profit  (Alemanha, 2022)
26min

Direção: Marie Lidén

Radiação móvel, risco de câncer e lobby da indústria. Mostra as estratégias da indústria de telefonia móvel contra os cientistas. Material original inédito com testemunhas oculares mostra os métodos usados ​​para negar resultados de pesquisas sobre o risco de câncer proveniente da radiação de telefones celulares, incluindo campanhas de assassinato de caráter dirigidas a cientistas.

Something in the Air (Finlândia, 2021)
28min

Director: Heidi Martikainen - Flipped Media, Finland

A radiação do seu celular ou torres de celular é prejudicial à sua saúde? Ou o ambiente? O debate científico continua. As conclusões científicas estão atreladas aos interesses daqueles que financiam os estudos? Como os governos garantem que a radiação permaneça dentro de limites saudáveis? O que acontece com os insetos quando o 5G é totalmente implementado? Essas questões e muitas outras são exploradas neste filme. Algo está no ar.

Childhood 2.0 (EUA, 2020)
1h28min

Pela primeira vez na história, doenças mentais e suicídio se tornaram uma das maiores ameaças para crianças em idade escolar. Muitos pais ainda veem os perigos principalmente como físicos e externos, mas estão perdendo o perigo real: as crianças passam mais tempo online e menos tempo na vida real, brincadeiras livres e autonomia. Quais são os efeitos na saúde mental, física e espiritual da próxima geração? A infância permaneceu mais ou menos inalterada por milênios, mas esta é a INFÂNCIA 2.0.

Electrosensitivity: Tortured By Technology? (Short Documentary) BBC Stories (2020)

Fadiga, dor, dores de cabeça, tonturas, queimação, espasmos, náuseas, palpitações. Apenas alguns dos sintomas experimentados por pessoas que dizem sofrer de 'eletrosensibilidade'. Os eletrossensíveis – que em sua maioria são autodiagnosticados – dizem que os campos eletromagnéticos de telefones celulares, wi-fi e outras tecnologias modernas os estão deixando gravemente doentes. Anos de estudos bem controlados e duplo-cegos não encontraram evidências de que os campos eletromagnéticos causem esses sintomas. A Organização Mundial da Saúde diz que a eletrosensibilidade não é um diagnóstico médico, e tanto a OMS quanto a Saúde Pública da Inglaterra dizem que não há base científica de que esses sintomas estejam ligados à exposição ao campo eletromagnético. Mas, com a tecnologia móvel 5G super-rápida se espalhando pelo Reino Unido, os eletrossensíveis estão ficando cada vez mais preocupados

Prisions without bars (Canadá, 2019)
1h13min

Direção: Nicole Giguère

Excelente documentário canadense de Nicole Giguère e Isabelle Hayeur (2020) Vivemos em um ambiente saturado de produtos químicos e campos eletromagnéticos. Os efeitos dessas exposições massivas são sentidos por um número crescente de pessoas, incluindo Isabelle, Kathya, Jean-François, Sylvain e Jayden. 

Is electromagnetic hypersensitivity real? (2018)

Um número crescente de pessoas está sofrendo de problemas de saúde e culpam os telefones celulares, a TV e o wifi; uma alergia a campos eletromagnéticos. É real ou é tudo coisa da cabeça deles?

“IS RADIATION THE ASBESTOS OF THE 21ST CENTURY?” (Holanda, 2018)
45 min

Direção: Hjalmar Ilmer

A radiação é o amianto do século 21?  É um documentário que investiga os efeitos da radiação do celular e wi-fi no corpo. O personagem principal é o Eletro Hipersensível (EHS) Dennis Rietbergen. Os pacientes com EHS são hipersensíveis à eletricidade e à radiação. Seguimos Dennis em sua busca por respostas para perguntas como: Quão ruim é a radiação? Como as pessoas lidam com seus problemas de saúde? O que o governo faz para reduzir os perigos da radiação? Dennis fala com cientistas, médicos e pacientes EHS para obter uma imagem clara dos efeitos da radiação em humanos. Dennis também tenta conversar com os principais provedores de telecomunicações e com o governo holandês. Ao fazer isso, ele encontra muita resistência. Essas instituições têm algo a esconder? E ele consegue responder a todas as suas perguntas?

Assista completo no Vimeo

FACT-CHECKING: THE COMPLEX IMPACT OF MOBILE PHONE RADIATION ON OUR HEALTH (2018)

Direção: KLAUS SCHEIDSTEGE  Produção: LOTHAR MOLL 

Da infertilidade ao câncer, os potenciais riscos sérios à saúde possivelmente associados ao uso da tecnologia sem fio; formas de reduzir a exposição; sensibilidade à radiação sem fio.

UBIQUITY (Holanda, 2018)
1h23min

Diretor: Bregtje van der Haak

Roteadores Wi-Fi, smartphones e torres de celular estão por toda parte. Com planos de conectar todas as redes digitais do planeta até 2020, a conectividade logo se tornará onipresente. As pessoas não vão mais se deslocar, elas vão se comunicar, usando a tecnologia que nos une, em qualquer lugar e em qualquer lugar. Para algumas pessoas, a rede digital em expansão é um laço cada vez maior de riscos à saúde associados à radiação eletromagnética. Três "eletrossensíveis" que sofrem de eletro-hipersensibilidade no Japão, Suécia e Holanda compartilham suas experiências fugindo da conectividade, ficando sem espaços seguros e fazendo escolhas radicais na vida que causam conflitos com familiares e amigos. Esses "eletrossensíveis" são outliers ou canários na mina de carvão de nosso mundo moderno?

Algumas pessoas adoecem com a radiação causada pelas redes digitais que nos cercam. Haverá um lugar deixado no planeta para eles, enquanto a web se aproxima de nós para conectar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora? Qual é a sensação de ser pego em uma teia invisível de poluição eletromagnética?


Assistir Umbiquity (Amazon Prime)

Assistir Umbiquity na íntegra (tem propaganda) 


Generation Zapped (EUA, 2017)
1h14min

Direção: Sabine El Gemayel

GENERATION ZAPPED é um documentário revelador, que revela que a tecnologia sem fio apresenta sérios riscos à saúde, da infertilidade ao câncer. Por meio de entrevistas com especialistas em ciência e saúde pública, juntamente com pessoas que sofrem de alta sensibilidade à radiação sem fio, o filme sugere maneiras de reduzir sua exposição e proteger sua família.

Disponível em alguns serviços pagos como: Google Play, Itunes, Gaia e outros. Confira aqui

Página Oficial


Ondes de Choc (Thank You for Calling) (Alemanha, 2016)
1h25min

Direção:  Klaus Scheidsteger

A telefonia móvel rapidamente se estabeleceu mundialmente como uma tecnologia de comunicação insubstituível. Semelhante ao tabagismo, no entanto, possíveis consequências fatais só podem se tornar aparentes após décadas de exposição constantemente aumentada à radiação.

O documentário THANK YOU FOR CALLING, de Klaus Scheidsteger, leva o espectador aos bastidores da pesquisa internacional, do lobby industrial e dos atuais processos por danos nos EUA, amplamente ignorados pela mídia. O filme traça táticas de ofuscação da indústria de telefonia móvel e acompanha a luta de alguns cientistas que pesquisam nesse campo há anos, mas só recentemente começaram a ser ouvidos.

O objetivo deste thriller documental é permitir que os mais de cinco bilhões de usuários de telefones celulares em todo o mundo formem sua própria imagem objetiva da atual situação de pesquisa que não é influenciada pela indústria.

Site Oficial


Wi Fried (Austrália, 2016)
29 min

Os dispositivos habilitados para Wi-Fi podem ser prejudiciais à nossa saúde? Você não pode vê-lo ou ouvi-lo, mas o Wi-Fi cobre nossas casas, nossas escolas e nossas cidades. A agência de segurança da Austrália diz que não há evidências de danos, mas isso não é o mesmo que dizer que é seguro. Um número crescente de cientistas está preocupado com o fato de que o uso generalizado de Wi-Fi e dispositivos habilitados para Wi-Fi pode estar lentamente nos deixando doentes. Nesta investigação da ABC Catalyst, a Dra. Maryanne Demasi explora se nossos dispositivos sem fio podem estar colocando nossa saúde em risco.

Depois que este documentário sobre questões de saúde Wi-Fi foi ao ar, a reação de fontes desconhecidas pediu que o programa fosse retirado da Internet. Não apenas o programa foi retirado, mas a repórter do ABC Catalyst, Dra. Maryanne Demasi, foi demitida junto com todo o programa.


Death by Design (EUA, 2016)
1h13min

Os consumidores adoram - e vivem - seus smartphones, tablets e laptops. Uma cascata de novos dispositivos se espalha interminavelmente no mercado, prometendo comunicação ainda melhor, entretenimento ininterrupto e informações instantâneas. Os números são impressionantes. Em 2020, quatro bilhões de pessoas terão um computador pessoal. Cinco bilhões terão um telefone celular. Mas essa revolução tem um lado sombrio, escondido da maioria dos consumidores. Em uma investigação que abrange o mundo todo, a cineasta Sue Williams investiga o ponto fraco da indústria eletrônica e revela como mesmo os menores dispositivos têm custos ambientais e de saúde mortais. Das fábricas intensamente secretas na China, a uma comunidade devastada de Nova York e os corredores de alta tecnologia do Vale do Silício, o filme conta uma história de degradação ambiental, tragédias de saúde e o ponto de inflexão que se aproxima rapidamente entre consumismo e sustentabilidade.

AN INVISIBLE THREAT | Are microwave radiation waves killing us? (Espanha 2014)
1h11min
Director: Pablo Coca - Roteiristas: Pablo Coca Carlos Crespo Antonio Gallardo

Não podemos ver as ondas, não podemos ouvi-las, não podemos tocá-las, mas elas estão ao nosso redor, invadindo o ar, irradiando nosso corpo e o meio ambiente. An Invisible Threat analisa a relação entre tecnologia de micro-ondas e saúde, investigando os conflitos de interesse entre representantes da indústria, políticos, cientistas e consumidores que nos deixam desprotegidos aos efeitos da radiação.

Ondes, science et manigances (França, 2014)
Microvawes science & lies
1h32min
Direção: Jean Heches - Roteiristas: Jean Heches Nancy de Méritens

Uma investigação chocante que revela as manipulações da indústria de telefonia móvel.

No mundo, há dez anos, cresce o protesto contra as antenas de telefonia móvel. Baseia-se em numerosos estudos científicos que revelam os efeitos das ondas eletromagnéticas na saúde. No entanto, os Estados, os industriais e parte da comunidade científica afirmam que não há riscos à saúde.

Pelos caminhos de denunciantes, cidadãos, jornalistas, cientistas, eletro-hiper-sensíveis, este filme revela como os fabricantes de telemóveis manipulam a ciência para criar dúvidas científicas artificiais sobre a nocividade desta tecnologia. Essa “estratégia de defesa do produto” permite que os lobistas usem “ciência falsa” para aprovar leis que protegem os interesses da indústria em detrimento das políticas de saúde pública.

Assistir online (Youtube)

Desperately Seeking White Zone (França, 2014)
59 min

Direção: Marc Khanne

Filme Francês. Marina Richard, que testemunhou no filme, é uma das primeiras pessoas na França cuja eletrossensibilidade é oficialmente reconhecida como uma deficiência. Quem são essas pessoas eletro-hipersensíveis de que a mídia fala de vez em quando? Alertada para essas questões por uma amiga que se tornou eletrossensível, a diretora deste filme conduziu a investigação por mais de dois anos e encontrou em quase toda a França, mas também no exterior, cerca de sessenta “EHS”, ou seja, pessoas que se tornaram eletrossensíveis. hipersensibilidade a campos eletromagnéticos. Vinte anos atrás esse fenômeno não existia, hoje é global. O que a investigação também mostrará é que os sintomas graves descritos pelo EHS curiosamente se assemelham aos da “síndrome do micro-ondas” encontrados em profissionais de radar. No entanto, as tecnologias são semelhantes e os efeitos deletérios já foram documentados por 50 anos!

Resonance: Beings of Frequency (2013)

Director: James Russell

Um documentário profundamente perturbador de James Russell que examina 60 anos de pesquisa científica!

Search for a Golden Cage (2014)

Direção: Nadav Neuhaus
Enfoca apenas uma das muitas consequências de mudança de vida de muita exposição à tecnologia sem fio: sensibilidade eletromagnética.

SOS EHS - TODOS SOMOS ELECTROSENSIBLES (2012)

Directora: Alicia Ninou (Alish)

Sobre o efeito à saúde da comunicações sem fio (celulares, wi-fi, bluetooth, etc.)


“Mauvaises Ondes” (Bad Waves) (França, 2011)

Realização: Sophie Le Gall - France 3

Antenas retransmissoras , wifi, telemóveis… Eles povoam o nosso quotidiano e são alvo de muitas preocupações. Um documentário de 90 minutos que mostra como a indústria de telefonia móvel se impôs aos cientistas.

“Eu queria entender como funciona a pesquisa sobre essa questão”, explica Sophie Le Gall, a diretora. Parte dos estudos que demonstram um perigo potencial. Usando experimentos em ratos, eles provam que as ondas podem promover o desenvolvimento de tumores cancerígenos ou danificar neurônios. 
“Padrões para proteger a indústria e não a saúde pública”, conclui o documentário.
Para atingir esses 90 minutos, Sophie Le Gall investigou por seis meses. Ela encontrou famílias que viviam perto de antenas de retransmissão e cujos filhos adoeceram. Ela também teve vários pesquisadores testemunhando. “Foi um longo processo para convencê-los. Alguns não quiseram falar abertamente, por medo de represálias.
Os únicos ausentes são os principais interessados, os operadores. “O que eles mais temem é a cobertura da mídia sobre esse assunto.” Eles não apenas se recusam a responder, mas impõem silêncio aos outros. Alguns cientistas queixam-se de ameaças de morte… A jornalista garante que não sofreu qualquer tipo de pressão. "Mas não consigo imaginar meu documentário sendo transmitido em outro lugar que não seja um canal de serviço público."

WIFI: LA RED NOCIVA (2011)

Director y Realizador: Ariel Achútegui Suárez 

O sistema Wi-Fi como ligação à Internet nas escolas pode representar um risco para a saúde dos alunos e professores, dado o tempo de exposição destas pessoas a este tipo de ondas eletromagnéticas. Este documentário aprofunda esta matéria com a intervenção de profissionais do ensino, políticos, dirigentes associativos e sindicais, advogados, médicos e especialistas da área para dar à sociedade uma visão concreta e real dos efeitos que pode causar na saúde. -Fi nas escolas


FULL SIGNAL (Palestina e EUA, 2010)
1h2min

Director y Realizador: Talal Jabari

Full Signal, The Hidden Cost of Cell Phones de Talal Jabari, 2010: Vencedor de vários prêmios, filmado em quatro continentes e traduzido para sete idiomas, este filme fascinante explora os perigos ocultos dos telefones celulares e a infraestrutura de torre de celular que os acompanha. 

Disponível em algumas plataformas de streaming


SOUS LE FEU DES ONDES (Rodeados de Ondas) (2009)
52 min.

Director : Jean-Christophe Ribot
Roteiristas: Véronique Gaboriau, Maxence Layet e Jean-Christophe Ribot
Produtores: Mosaïque Films, ARTE France

Os telefones celulares e as antenas de retransmissão são perigosos para a saúde? O princípio da precaução deve ser aplicado às ondas eletromagnéticas? Um inventário aprofundado das respostas, mas também das perguntas, fornecidas pela ciência.

Distúrbios do sono, dificuldades respiratórias, dores de cabeça, riscos cancerígenos: as ondas eletromagnéticas ameaçam a saúde humana? Apesar do crescente número de estudos, a ciência permanece dividida sobre o assunto, alimentando uma crescente controvérsia. Em nome do princípio da precaução, alguns questionam a atitude de espera do poder público, que acusam de complacência com o poderoso setor de telefonia móvel.
Mas, em troca, eles são taxados de paranóia, até mesmo de obscurantismo. Para que possamos esclarecê-lo, esta pesquisa revisa, de forma clara e rigorosa, os principais resultados obtidos até o momento pelos pesquisadores, sem tomar partido.


A Radiant Day (Noruega, 2008)
29 min


Produção: NRK (Norwegian Broadcasting Company) & Brennpunkt

Assista se você estiver interessado em como ICNIRP e os chamados "padrões de segurança" foram desenvolvidos pela indústria leal e cientistas financiados. 


WiFi Warning Signal (2007)
29 min

Produção BBC 

‘WiFi Warning Signal’ é um excelente  Documentário Panorama da BBC que destaca os perigos da radiação WiFi nas escolas, com o jornalista investigativo Paul Kenyon.

Este é um evento imperdível com alguns dos maiores especialistas do mundo na questão do wireless. 


CONTRA CORRIENTE (2002)

Director y Realizador: Pedro Erquicia

No dia 8 de janeiro de 2002, a Documentos TV, dirigida por Pedro Erquicia na TVE 2, ia veicular uma reportagem com o título 'Contracorriente', na qual os perigos e efeitos à saúde relacionados a linhas de alta tensão, subestações, antenas elétricas e de telefonia móvel ... Nunca foi ao ar, foi censurado.
Meses depois da gravação da reportagem, uma das meninas do "caso Valladolid" morreu em decorrência da leucemia que sofria. O documentário, até hoje, não foi ao ar apesar da mudança de governo e da direção da TVE (Espanha)



Public Exposure: DNA, Democracy and the 'Wireless Revolution (2000)

Public Exposure: DNA, Democracy and the 'Wireless Revolution´  Lançado em 2000, Public Exposure é o primeiro - e ainda definitivo - relatório investigativo produzido de forma independente sobre esta questão-chave, os perigos da radiação de radiofrequência (RFR) de telefones celulares e celulares torres... e o que podemos fazer para nos proteger.