Livros Brasileiros

2018

Celular, doce lar
Rosana Hermann

Qual foi a última vez que você passou mais de uma hora (acordado) sem checar o celular? Agora mesmo, enquanto lê estas linhas, o seu celular está ao alcance das suas mãos?

Pois é. De maravilha tecnológica o celular passou rapidamente a aparelho onipresente – e onisciente – em nossa vida. Nossos telefones tudo podem, tudo sabem, tudo veem. E nós não conseguimos mais viver sem eles.

Como foi que isso aconteceu? E, mais importante: por que devemos nos preocupar com isso?

Em Celular, doce lar, Rosana Hermann – jornalista, escritora, roteirista, apresentadora e blogueira pioneira – explica tudo isso.

Com muito humor, histórias divertidas e dados das mais recentes pesquisas da psicologia comportamental e da neurociência, ela nos convida a discutir a nossa relação com o celular. E ainda sugere alternativas de detox digital para combater o vício e a dependência desses aparelhos cada vez mais sedutores.

Com prefácio de Fábio Porchat e quadrinhos de André Dahmer, inclui depoimentos de Luciano Huck, Camila Pitanga, Milton Jung, Leo Jaime, Rafinha Bastos, Raony Phillips e outros, contando histórias curiosas sobre celular.


2016

A originalidade do trabalho já se inicia no enfrentamento da questão do que venha a ser meio ambiente, noção absolutamente necessária para a boa compreensão do problema. Antes, situa o direito do ambiente naquilo que há de mais legítimo: como direito humano, fundamental e difuso. Após tratar da competência para legislar sobre a matéria e de dimensionar o verdadeiro sentido da precaução para o direito ambiental, inicia-se na forma como enxerga a lei como o mecanismo mais básico de controle difuso, o que também interessa sobremaneira à sua proposição. A forma como é exposta a poluição eletromagnética permite que mesmo os não versados em física entendam o que ela é, de onde provem e como se propaga. Noções fundamentais para que se possa formar opinião sobre a questão. Mas é, no entanto, na maneira como o autor recomenda a utilização do princípio da precaução que parece estar o maior mérito do trabalho, indicando o equilíbrio entre o interesse ambiental e o econômico, chamando ao direito o dever de intervir no estágio atual do problema, para que mais tarde não venhamos lamentar nossa própria incúria, como já amargamos nos casos da Talidomida, do DDT e do CFC. A leitura desse trabalho desperta para questões que passam despercebidas e que, todavia, podem ter importante papel no futuro da humanidade. Como resultado do esforço de pesquisa do autor, este material constitui-se em proveitosa ferramenta para todos aqueles que tenham por função a proteção da vida. Trata-se de inegável contribuição ao legislador, especialmente, da esfera municipal e às Promotorias de Justiça Ambientais. Seguindo os legisladores brasileiros nas esferas federal, estadual e municipal as recomendações do autor e, quando não, cobrados pelo Ministério Público nesse sentido, os benefícios serão incontestáveis, privilegiando-se a vida e sua sustentabilidade.

2014

QUE FUTURO!!!: Os efeitos da poluição eletromagnética sobre a saúde
Eugênio Lopes

“Vivemos em um micro-ondas gigante”, com essa frase o engenheiro eletrotécnico, Eugénio Lopes, resume os efeitos da Poluição Eletromagnética (PEM) sobre a saúde. Entre os causadores desse mal estão oscelulares, os aparelhos eletrodomésticos e, até mesmo, as linhas de alta tensão. Nesta obra, Lopes reuniu todo o conhecimento adquirido em anos de pesquisa, somado a experiência de décadascomo engenheiro, para alertar sobre os perigos da PEM. De forma didática, oautor conceitua termos específicos da física, química e biologia, se aproximando do leitor por meio de exemplos facilmente entendíveis. A obra aborda desde as tecnologias poluentes e como elas afetam o corpo humano, até as medidas de prevenção.

2004

A espantosa evolução da humanidade nos últimos anos trouxe incontestáveis benefícios para a vida moderna no sistema de comunicação mundial. Todavia, em contrapartida ensejou enorme impacto sobre o meio ambiente e sobre a saúde pública, ante a constante radiação não ionizante dela decorrente, com efeitos comprovadamente nocivos. Atenta a esta realidade, nossa Escola Superior preocupou-se no estudo mais aprofundado e técnico da questão, não apenas em seus desdobramentos jurídicos, mas em seus aspectos científicos e biológicos, porque inquestionável a atuação do Ministério Público nesta seara, para salvaguarda dos interesses sociais e individuais indisponíveis, protegendo o meio ambiente e outros interesses difusos e coletivos. Desse modo, com vistas ao aperfeiçoamento funcional e cultural dos Membros do Ministério Público, atividade precípua desta Escola Superior, publica-se o presente Caderno Jurídico, versando sobre a questão da radiação não ionizante decorrente da telefonia celular móvel, como forma de auxiliar e fornecer maiores subsídios ao Promotor para o seu enfrentamento.

2001

O celular e seus riscos
Vitor Baranauskas

Este livro responde a inúmeras dúvidas sobre os riscos potenciais dos atuais telefones celulares e das antenas das Estações Rádio Base. O autor procura responder às principais questões em linguagem coloquial, passível de ser entendida por especialistas de diversas áreas e pelo público em geral.